NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP

Monitoria

Na Alfa Escola de Direito (UNIALFA/FADISP) a monitoria compreendida como um instrumento para a melhoria do ensino de graduação, sob supervisão do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e acompanhamento das coordenações de curso. Ela se organiza fomentando o protagonismo discente, em atividades supervisionadas de apoio às disciplinas dos cursos de graduação ou projetos, em especial por grupos de estudos para reforço acadêmico de alunos(as) com dificuldades em disciplinas. 

A monitoria é prevista pelo art. 84 da Lei Federal nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996) e art. 4º do Decreto Federal nº 66.315, de 13 de março de 1970; podendo ocorrer de forma voluntária ou mediante bolsa nos termos dos editais publicados semestralmente. As ações de monitoria são coordenadas por professores(as) doutores(as) da Instituição, fomentando relações positivas de apoio e solidariedade pelo corpo discente. Sob a ótica da autonomia, a monitoria oportuniza novas práticas e experiências pedagógicas, fortalecendo a articulação entre teoria e prática.

Para participar do programa de monitoria o(a) discente regularmente matriculado(a) poderá se inscrever no edital semestral de monitoria (informações abaixo), comumente disponibilizado no início do semestre letivo (fevereiro e agosto). As vagas são ofertadas por disciplinas ou projetos, possuindo como prerrequisito a afinidade do(a) discente com a disciplina ofertada e aprovação prévia no componente curricular ? nos projetos os requisitos são variáveis. Para maiores informações consultar o Regulamento de Monitoria (disponível na aba Documentos).

As atividades são realizadas de forma conjunta, entre professor(a) e aluno(a), e ligadas a uma disciplina ou projeto de curso de graduação, ocorrendo nas instalações da Alfa Escola de Direito (UNIALFA/FADISP) ou de modo remoto mediante plano de trabalho aprovado no inicio das atividades. A finalidade da monitoria é a de promover a cooperação mútua entre discentes e docentes, fortalecendo os vínculos acadêmicos e aproximando os(as) discentes das atividades técnico-didáticas, sempre sob orientação de um professor(a) e a supervisão pedagógica do NAP e das coordenação dos cursos.

As inscrições são pelo e-mail: direitofadisp@unialfa.com.br