Ir para o site: UNIALFA ALFA/SP FADISP

Informações: (11) 2395-7500

Grupo José Alves

Pós-Graduação

Cursos de Pós-Graduação

Pós-graduação em Direito e Processo Civil: Advocacia Contemporânea

Próximas Turmas

Início: Abril de 2019
Periodicidade: Duas aulas semanais: segundas e quartas-feiras
Horário: 19:30h às 22:30h
Local: Unidade Rebouças
Valor: 24 vezes de R$ 750

Inscreva-se para esta turma

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A legislação civil e processual civil, considerando as importantes inovações existentes, exige uma nova configuração do mercado de trabalho. Em grande medida, essa mudança se deve ao efetivo desenvolvimento da tecnologia que, aliado às novas realidades negociais modernas, exigem do profissional do Direito destacado conhecimento para adequada atuação na advocacia moderna, seja para aqueles que atuam nos cargos públicos, na advocacia corporativa ou de escritórios de advocacia.

A atuação frente aos tribunais superiores exige conhecimento e preparo adequados para a advocacia contemporânea. Dessa forma, o curso de Pós-Graduação em Direito e Processo Civil: Advocacia Contemporânea da FADISP busca preparar os participantes para uma atuação profissional moderna, e focada na realidade jurisprudencial e na adequada compressão dos temas mais relevantes do Direito Material e Processual.

No curso serão abordados os principais temas do Direito Material e Processual (todos observados a partir daquilo que existe de mais moderno e importante), como:

  • Direito Civil: parte geral, obrigações, contratos, responsabilidade civil, direitos reais, família e sucessões;
  • Processo Civil: Teoria Geral do Processo, ação, jurisdição e processo, negócios processuais, nulidades, intervenção de terceiros, tutelas provisórias, processo de conhecimento, petição inicial, contestação, julgamento escalonado, provas, sentença e coisa julgada, execuções, precedentes judiciais, recursos e a advocacia nos tribunais, Teoria Geral, apelação, agravos, embargos, recursos especial e extraordinário, procedimentos especiais;
  • Temas Especiais da Advocacia Contemporânea: técnicas de resolução adequada de conflitos, arbitragem, mediação e conciliação, Direito, Economia e Processo, advocacia corporativa (da gestão ao resultado.

Ademais, o curso propõe estudos que possibilitem a especialização de profissionais e estudantes da área sobre as questões teóricas e práticas do Direito e Processo Civil. O curso de está devidamente atualizado com as modificações legislativas, jurisprudenciais e de prática forense. Ele considera, especialmente, como os Tribunais Locais e os Tribunais Superiores têm se manifestado sobre tais temas.

Neste sentido, o curso de Pós-Graduação em Direito e Processo Civil: Advocacia Contemporânea da FADISP se propõe a oferecer oportunidades para profissionais e estudantes interessados na área. Ele parte do pressuposto de que a especialização e atualização sobre os temas do Direito Civil e Processual Civil, no contexto de um "novo" Código de Processo Civil, é essencial para atuação prática dos profissionais.

Assim o curso visa formar profissionais com habilidades e competências para atuarem em demandas cíveis (de qual natureza for), propiciando também um campo de pesquisa fecundo sobre o Direito Civil e Processo Civil, uma vez que seu corpo docente é formado por profissionais de renome de todo o país.

O curso está estruturado em três pilares: Direito Civil, Direito Processual Civil e Temas Especiais da Advocacia Contemporânea. Com isso, os alunos terão contato com uma abordagem ampla que, aos poucos, irá ser aprofundada nos temas específicos de cada módulo.


OBJETIVOS

  • Prover aos participantes de conhecimentos teóricos sobre os parâmetros que norteiam a atuação e estudo do Direito e do Processo Civil;
  • Propiciar um intenso diálogo e aprofundamento de estudos sobre a prática do Direito Civil e Processual Civil, e a necessidade de sua atualização frente as principais mudanças advindas com o "novo" Código de Processo Civil;
  • Contribuir para formação de profissionais com competência e desenvoltura para atuação no Direito e no Processo Civil.

PÚBLICO ALVO

O curso de Pós-Graduação em Direito e Processo Civil: Advocacia Contemporânea da FADISP é direcionado para profissionais com vinculação ao Direito e Processo Civil , como:

  • Advogados;
  • Estagiários;
  • Juízes;
  • Desembargadores;
  • Funcionários ou servidores do judiciário;
  • Gestores de recursos humanos;
  • Estudantes da área jurídica.

DIFERENCIAIS

  • Corpo docente composto de professores de todo o país, contando com autores dos livros mais vendidos em Direito e Processo Civil no Brasil;
  • Corpo docente possuindo ministros, desembargadores, juízes e advogados;
  • Atualização sobre todos os temas inovadores do "novo" Código de Processo Civil com professores que atuaram diretamente e diariamente com questões práticas;
  • Divisão de módulos que propicia intenso diálogo acadêmico e preparação profissional. 

Rennan Faria Krüger Thamay

Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa. Doutor em Direito pela PUC/RS e Università degli Studi di Pavia. Mestre em Direito pela UNISINOS e pela PUC Minas. Especialista em Direito pela UFRGS. É Professor do programa de graduação e pós-graduação (Doutorado, Mestrado e Especialização) da FADISP. Foi Professor assistente (visitante) do programa de graduação da USP. Foi Professor do programa de graduação e pós-graduação (lato sensu) da PUC/RS. Membro do IAPL (International Association of Procedural Law), do IIDP (Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal), do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual), IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo), da ABDPC (Academia Brasileira de Direito Processual Civil), do CEBEPEJ (Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais). Membro do Grupo de Processo Constitucional do IASP. Membro do corpo editorial da Revista Jurídica Luso-Brasileira da Universidade de Lisboa, da Revista Forense de Processo, da Revista Opinião Jurídica da Unichristus de Fortaleza, da Revista de Fato e de Direito da UNISUL, da Revista Pensamento Jurídico da FADISP, da Revista Páginas de Direito. Avaliador da Revista Quaestio Iuris da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), da Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), da Revista Pensamento Jurídico da FADISP, da Revista Direitos Fundamentais & Democracia da UNIBRASIL, da Revista de Direito da UFV (Universidade Federal de Viçosa), da Revista VIDERE da UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados), da Revista Direito em (dis)curso da UEL (Universidade Estadual de Londrina), da Revista Veredas do Direito da Escola Superior Dom Heler Câmara(BH), da Revista Direito e Liberdade da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, da Revista Thesis Juris da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, da Revista Interfaces Científica Direito - da Universidade Tiradentes, da Revista Direito, Sociedade e Justiça da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Revista Opinião Jurídica da Unichristus de Fortaleza. Avaliador da FUNADESP. Advogado, consultor jurídico e parecerista.

Currículo Lattes

Elias Marques de Medeiros Neto

Pós Doutorado em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2015). Pós Doutorado em Democracia e Direitos Humanos, com foco em Direito Processual Civil, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae (2018-2019). Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP (títulos obtidos em 2014 e em 2009). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2012). Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV (2006). Especializações em Direito Processual Civil (2004) e em Direito dos Contratos (2005) pelo IICS/CEU. Pós Graduação Executiva no Programa de Negociação da Harvard Law School (2013). Pós Graduação Executiva no Programa de Mediação da Harvard Law School (2015). Pós Graduação em Direito de Energia (2013) e em Direito da Regulação em Infraestrutura (2014) pelo IBDE. Pós Graduação em Direito Público pelo IBEJI (2015). Curso de Extensão em Arbitragem pelo IICS/CEU (2016). Curso de Extensão em Direito Societário pelo IICS/CEU (2017). Pós Graduação Executiva em Business & Compliance na University of Central Florida - UCF (2017). Pós Graduação Executiva em Mediação e Arbitragem Comercial Internacional pela American University / Washington College of Law (2018). Bacharel em Direito pela USP (2001). Professor Doutor de Direito Processual Civil no Curso de Mestrado e Doutorado na Universidade de Marilia - Unimar (desde 2014). Professor Colaborador na matéria de Direito Processual Civil em cursos de Pós Graduação e Atualização (desde 2012, destacando-se a Escola Paulista de Direito - EPD, Mackenzie, Insper, CEU-Law, PUC/SP e USP). Professor Doutor de Direito Processual Civil na graduação do IDP-SP (desde 2018). Advogado. Foi associado sênior do Barbosa Mussnich e Aragão Advogados (2002/2009). Diretor Jurídico do grupo Cosan SA (desde 2009), sendo responsável pela Divisão de Contencioso e Arbitragem e pelas áreas consultivas relacionadas aos litígios. Apontado pela revista análise executivos jurídicos como o executivo jurídico mais admirado do Brasil na edição de 2018. Apontado como um dos vinte executivos jurídicos mais admirados do Brasil (Revista Análise, 2015, 2016 e 2017). Recebeu do Conselho Federal da OAB, em janeiro de 2016, o Troféu Mérito da Advocacia Raymundo Faoro. Apontado como um dos 5 melhores gestores de contencioso da América Latina, em 2017, pela Latin American Corporate Counsel Association - Lacca. Listado em 2017 no The Legal 500's GC Powerlist Brazil: Teams. Autor de livros e artigos no ramo do Direito Processual Civil. Membro fundador e Diretor do Ceapro - Centro de Estudos Avançados de Processo (desde 2014). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Associado efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/SP, Pinheiros (desde 2013). Presidente da Comissão de Energia do IASP (desde 2013). Articulador das células de departamentos jurídicos e de contencioso do Conselho Regional de Administração de São Paulo (desde 2016). Conselheiro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP (desde 2017). Coordenador da Comissão de Advocacia Empresarial do Ibrademp (desde 2018). Membro dos comitês de Governança e Científico do Instituto Articule (desde 2018). Membro da lista de árbitros da câmara Arbitranet (desde 2015). Membro da lista de árbitros e de mediadores da Sociedade Rural Brasileira (desde 2015). Membro do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial - IBDEE (desde 2017). Foi presidente da Comissão de Defesa da Segurança Jurídica do Conselho Federal da OAB (2015/2016) e membro da comissão especial de estudos do novo Código de Processo Civil do Conselho Federal da OAB (2014/2016).

Currículo Lattes

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO CIVIL: Advocacia Contemporânea

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

TÓPICOS AVANÇADOS (CONFERÊNCIAS)

30h

DIREITO CIVIL (105H)

Parte Geral

15h

Direito das Obrigações

15h

Direito dos Contratos

15h

Responsabilidade Civil

15h

Direitos Reais

15h

Direito de Família

15h

Direito das Sucessões

15h

DIREITO PROCESSUAL CIVIL (171h)

TEORIA GERAL DO PROCESSO: Princípios, elementos e limites

18h

Ação, Jurisdição e Processo

15h

Negócios processuais

15h

Nulidades no processo civil

9h

Intervenção de Terceiros

15h

Tutelas Provisórias

15h

Processo de Conhecimento: Petição Inicial, Contestação, Julgamento Escalonado, Provas e Sentença

18h

Execução e Cumprimento de Sentença

18h

Precedentes Judiciais

15h

Recursos e a advocacia nos tribunais: teoria geral, apelação, agravos, embargos, recursos especial e extraordinário

18h

Procedimentos Especiais

15h

TEMAS ESPECIAIS DE ADVOCACIA CONTEMPORÂNEA (54 hs)

Técnicas de Resolução Adequada de Conflitos: Arbitragem, mediação e conciliação

15h

Direito, economia e processo

9h

Advocacia corporativa: da Gestão ao resultado

15h

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA

15h

FADISP nas Redes Sociais