NOTÍCIAS

Entenda a diferença entre mediação, conciliação e arbitragem

24/06/2021

Mediação, conciliação e arbitragem são métodos utilizados para a resolução de conflitos extrajudiciais, ou seja, quando as duas partes não entram em acordos relacionados a assuntos pessoais, empresariais e outros que demandem negociação. Elas têm por objetivo solucionar controvérsias, mas cada uma tem suas particularidades.

Joaquim Pereira, professor da Faculdade Autônoma em Direito - FADISP explica que a arbitragem são processos heterocompositivos, onde todos os envolvidos se submetem a decisão de uma terceira pessoa ou autocompositivos, onde a terceira pessoa não tem intervenção direta, mas auxilia os envolvidos a enfrentar os conflitos.  

Já a mediação auxilia na construção de um acordo das partes envolvidas. As abordagens são realizadas por um mediador com o objetivo de restaurar o diálogo entre os envolvidos no conflito. Este tipo de abordagem é indicada quando os conflitos envolvem causas familiares e amorosas, o que a diferente da conciliação, que é recomendada para relações comerciais, responsabilidade civil e cobrança de dívidas.

A conciliação busca a imparcialidade, ou seja, soluciona acordos de forma igualitária. É utilizada principalmente em casos onde não há ligação direta e nem têm o histórico de aversões pessoais. O professor Joaquim Pereira reforça que tanto a conciliação quanto a mediação podem evitar a judicialização dos conflitos, ou até mesmo, auxiliar um processo judicial em andamento, esclarecendo pontos e acelerando demandas. 

Os operantes em Direito podem trabalhar em várias áreas jurídicas para contribuir com a resolução de conflitos extrajudiciais, principalmente como mediadores e árbitros. Para o professor Joaquim, é importante que estes profissionais se aprofundem no mercado de trabalho para que os processos sejam executados de forma eficaz. "É fundamental que os juristas sejam advogados e atuem na facilitação de diálogos e soluções rápidas para seus clientes."

 A Faculdade Autônoma em Direito - FADISP prepara os graduandos para atuar com as demandas do jurídico brasileiro, incluindo as áreas de mediação, conciliação e arbitragem. Para isso, a instituição conta com professores renomados e com a grade alinhada com o mercado de trabalho.

Conheça o curso de Direito da FADISP

 

voltar