UNIALFA/FADISP levam estudantes do direito para programa de estudos na Itália

13/07/2017

Ministro Ricardo Lewandowski faz parte do corpo docente que ministrou aula magna na Universidade de Siena

O 3° Summer School em Democracia e Desenvolvimento,  organizado pelo UNIALFA e pela FADISP, com a parceria da Universidade de Siena, ocorre de 4 a 14 de julho. O propósito desse programa é oferecer aos alunos um amplo conhecimento de questões levantadas pela globalização do direito e pela comunicação transjudicial, com foco nos sistemas europeu e latino-americano.

Na cerimonia de abertura, docentes do Brasil e da Itália compuseram uma bancada para ressaltar a importância de manter uma discussão global e atualizada sobre a democracia, devido a eventos de cunho político, econômico e social que implicam nas relações internacionais entre os países.

O Comitê Científico é integrado por docentes Italianos e brasileiros e por juízes do Tribunal Supremo, junto com representantes da Comissão de Veneza do Conselho da Europa. As aulas são ministradas em português e espanhol por grandes nomes do direito, como o ministro Ricardo Lewandowski, que no dia 11 de julho, comandou palestras formatadas em um livro disponibilizado ao aluno no primeiro dia do curso para acompanhar o conteúdo do programa.

Os alunos têm a todo instante o acesso a uma das mais importantes bibliotecas da instituição, além da presença constante dos professores para fortalecer o intercâmbio de docentes e alunos de diferentes países para que de forma intensa aconteça uma abertura para reflexões e questionamentos diante do cenário político internacional de regressão da democracia. Portanto, temas atuais que envolvem os direitos humanos no Brasil e no Mundo são pautas para uma discussão.

Mais que um estudo focado apenas nas páginas de grandes obras sobre o direito, o 3° Summer School em Democracia e Desenvolvimento confere uma verdadeira experiência de intercâmbio cultural jurídico para o debate atual.

Confira a cobertura total do evento pelo Facebook: https://www.facebook.com/Summer-School-Democracia-e-Desenvolvimento-Siena-1138829672797850/.

Confira o vídeo da solenidade de abertura: https://m.youtube.com/watch?v=ZNMpADNMh34